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Faturamento cresce 3,7% no terceiro trimestre
O faturamento das empresas do setor turístico brasileiro cresceu 3,7% no terceiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2013, de acordo com o “Boletim de Desempenho Econômico do Turismo”, compilado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado com exclusividade ao Valor.

O desempenho foi puxado pelos segmento hoteleiro, com alta de 7,2%; turismo receptivo, que cresceu 6,6%; e agências de viagem, com avanço de 5%. Os fatores favoráveis destacados pelos empresários ouvidos no estudo foram uma maior divulgação dos atrativos e roteiros turísticos, além dos investimentos realizados pelas empresas. Por outro lado, foram apontados como fatores limitadores do crescimento “os custos operacionais e financeiros e o acirramento da competição no próprio setor”.

Outro destaque do terceiro trimestre está relacionado à Copa do Mundo, que começou em junho e foi até meados de julho. De acordo com dados do Banco Central, a receita da conta viagens do balanço de pagamentos cresceu 14,46% entre o terceiro trimestre de 2013 e o mesmo período de 2014, de US$ 1,55 bilhão para US$ 1,78 bilhão.

Embora o estudo não meça especificamente qual o efeito da Copa sobre esse crescimento, a pesquisa destaca que o evento contribuiu para a entrada de dólares de turistas no período em toda a América Latina.

“No caso da América do Sul, cabe salientar que a celebração do Campeonato Mundial de Futebol realizado no Brasil contribuiu significativamente para o aumento da receita cambial turística observada ao longo de junho e julho (+76% e +46%, respectivamente, sobre idênticos meses de 2013)”.

No total, dos sete segmentos que compõem o turismo, cinco apresentaram crescimento do faturamento entre julho e setembro ante o segundo trimestre, enquanto dois registraram diminuição. Apesar disso, apenas um ramo, o de parques e atrações, avaliou que a situação foi bastante satisfatória.

Já para o último trimestre de 2014, avalia o estudo, as expectativas mostram moderado otimismo, “revelando (na maior parte dos casos) perspectivas de evolução favorável, tanto no contraste com o efetivamente observado entre julho e setembro 2014, quanto no confronto com o último trimestre de 2013″.

Das empresas consultadas para a pesquisa, 47% planejam investir no quarto trimestre. Esses recursos devem atingir “um montante equivalente a 13% do faturamento total do consolidado das atividades turísticas”, continua a pesquisa. Na separação por ramos, “os maiores propósitos nesse sentido foram detectados nos segmentos meios de hospedagem (53% do mercado), operadoras de turismo (45%) e agências de viagens (42%)”, especifica o documento. Dentro desses setores, os percentuais do faturamento que serão investidos serão, respectivamente, de 16,%, 4% e 10,6%, respectivamente.

Já em relação ao emprego, as previsões para o último trimestre de 2014 indicam que só 13% das companhias pretendem aumentar o número de funcionários, enquanto 18% indicaram que vão diminuir o quadro de empregados. A maior parte, 69%, indicou uma estabilidade nesse número.

No total, 553 empresas que respondem por um faturamento no trimestre.

Fonte: Valor Econômico
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